Sonetos de um tempo em que os sonhos e a magia flutuavam em minhas varandas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Dança do desalento...





Esse meu deserto, de ti tão pleno
num compasso nostálgico e sereno
me envolve e aos poucos, se esmera
num ritmo que a alma dilacera...

Nesse meu mundo triste, pequeno
com a solidão danço e contraceno,
braços vazios embalando quimeras
que não florescerão na primavera...

Quimeras que desejei perenes
jogadas, lançadas foram ao vento
a esmo, sem pensar no meu tormento...

Me pus então, dançar de forma solene
a dança da solidão, cruel acalento
dança do adeus, dança do desalento...
(ania)

.......................

Obrigada poeta Jair por mais uma vez, abrilhantar minha página com teu
enorme talento!!!

Sem desalento

Entretanto, te digo que sou esse deserto
Onde não existe vida de qualquer fera
Então nenhum amor prolifera, por certo
E de onde coisa alguma nunca mais se espera.

E, contudo, neste meu mundo tão pequeno
Eis que tenho estação das flores: primavera
Cuja floração, aos enamorados aceno
Dizendo ao mundo que desamor já era.

E, lembre, nenhuma desgraça é perene
As piores mazelas as levam o vento
Mesmo que bem ao contrário alguém acene.

Então jogue para o alto seu desalento
De modo cabal, festivo, talvez solene
Esqueça para sempre todo sofrimento.
(JAIRCLOPES)


5 comentários:

  1. Um belo soneto, mas de uma tristeza tão grande...
    Um beijo,
    Élys

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo soneto. Meu coração chorou...

    ResponderExcluir
  3. Sem desalento

    Entretanto, te digo que sou esse deserto
    Onde não existe vida de qualquer fera
    Então nenhum amor prolifera, por certo
    E de onde coisa alguma nunca mais se espera.

    E, contudo, neste meu mundo tão pequeno
    Eis que tenho estação das flores: primavera
    Cuja floração, aos enamorados aceno
    Dizendo ao mundo que desamor já era.

    E, lembre, nenhuma desgraça é perene
    As piores mazelas as levam o vento
    Mesmo que bem ao contrário alguém acene.

    Então jogue para o alto seu desalento
    De modo cabal, festivo, talvez solene
    Esqueça para sempre todo sofrimento.

    ResponderExcluir
  4. Uma dança de tristeza e dor.
    Belissimo soneto
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  5. Ania, passei para desejar um Feliz Natal pleno de alegria, saúde, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir